Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Ezequiel Ferreira requer dragagem de rio e outros benefícios para Rio do Fogo

a4c30f52-a769-4d5f-aeea-cb4d7002d965

Os produtores de jerimum e banana ao longo da bacia hidrográfica dos rios Punaú e das Piranhas, na comunidade de Punaú, no município de Rio do Fogo, no litoral ao Norte de Natal, estão preocupados com a situação provocada pelo assoreamento dos rios, o que vem prejudicando a produção.

Para resolver esse problema, que vem causando prejuízo à economia do município, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) requereu do governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e do secretário da Infraestrutura, Jáder Torres que seja realizada a dragagem daqueles cursos de água.

“Ao atender à solicitação dos produtores, de vereadores e do prefeito de Rio do Fogo, Laerte Ney de Paiva solicitamos a dragagem dos dois rios, uma vez que o distrito de Punaú é um importante polo de produção de jerimum e banana. O vale onde são realizadas as plantações vem sofrendo inundações por causa do assoreamento, acarretando na perda de 80% da safra de jerimum e o risco do emprego gerado para 300 famílias”, justifica o deputado Ezequiel Ferreira.

O município Rio do Fogo tem 45% de seu território inseridos na bacia hidrográfica do rio Punaú, que nasce no município de Pureza e depois se bifurca com o rio das Piranhas nas proximidades da BR-101 em Rio do Fogo, dali descendo em um único curso até desaguar na praia.

Além da dragagem do Punaú, o deputado Ezequiel Ferreira solicitou do governo do Estado outros benefícios para a população de Rio do Fogo, nas áreas da segurança pública, pavimentação de ruas e estrada.

O parlamentar solicitou a viabilidade técnica para construção complementar da estrada no trecho de seis quilômetros, ligando a RN-064 à BR-101 e sugeriu a realização de convênio entre o município e o Executivo estadual para a pavimentação de ruas.

Ezequiel requereu a recuperação geral, com urgência, da delegacia de Rio do Fogo, que está sem condições para o trabalho dos policiais, no atendimento de uma população de quase 11 mil pessoas, bem como a viabilização de um novo carro policial para aquela unidade.

Nélter solicita melhorias para municípios da região Seridó e Vale Açu

7e3c05ae-5efc-4673-8ff6-112b1eeec5a2

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) apresentou requerimentos nas áreas de infraestrutura de rodovias visando a redução dos riscos de acidentes automobilísticos nas estradas do Rio Grande do Norte. Sete municípios serão contemplados com as melhorias.

O primeiro requer a recuperação da malha asfáltica da RN 118, no trecho entre os municípios de Caicó, São João do Sabugi. O segundo, em caráter de urgência, solicita a recuperação da malha asfáltica da RN 233 entre os municípios de Triunfo Potiguar, Paraú e Assu, Vale do Açu.

“Os pleitos são de suma importância, pois o tráfego de veículos numa estrada em bom estado de conservação se torna mais seguro, evitando inúmeros acidentes”, justificou.

O terceiro requerimento apresentado pelo deputado solicita a construção do acesso da RN 118 até a nova sede da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, com recursos provenientes do programa Governo Cidadão (antigo RN Sustentável). “Em virtude da construção da Barragem de Oiticica”, justifica Nélter.

Por fim, o parlamentar solicita a reforma da Casa de Cultura Florêncio Luciano, localizada no município de Parelhas. “O prédio histórico e importante equipamento de cultura popular parelhense está em avançado estado de deterioração, enfraquecendo a cultura local”, afirmou.

Kelps requer benfeitorias para municípios da região Agreste

ea8ce43c-ace1-472e-beb2-7f8a03783ca3

Com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes nas estradas, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) solicitou ao Governo do Estado a recuperação asfáltica da RN 160, que liga o município de Monte Alegre ao município de Lagoa de Pedras e da RN 003, que liga tangará a Goianinha.

“Esse último trecho, apesar de ter sido asfaltado a menos de quatro meses, encontra-se com várias deformações e buracos em toda via, com sérios riscos de acidentes e dificultando o tráfego de veículos”, destacou Kelps.

Por fim, o deputado pediu o aumento do efetivo policial e a reabertura do posto da Polícia Militar no distrito de Redenção, em Santo Antônio. “O índice de criminalidade vem crescendo assustadoramente no município, principalmente o tráfico de drogas, furtos e roubos a residências e a Polícia Militar conta com um pequeno efetivo para realizar a segurança na cidade”, justificou.

Vivaldo promove audiência pública para debater prevenção ao suicídio

01fbd83d-d758-46f3-8c2e-d0ee0cb61b93

O índice de suicídio entre os jovens será debatido na Assembleia Legislativa durante audiência pública nesta terça-feira (20), a partir das 14h30. Proposto pelo deputado Vivaldo Costa (PROS), o debate contará com a participação de especialistas e tem como objetivo principal desmistificar o assunto, primeiro passo para alertar as autoridades e a população em geral sobre a realidade do problema no Estado.

“Quanto mais se discutir o tema suicídio e quanto mais informação se levar à população, poderemos evitar o problema. Na capital, a quantidade de psiquiatras é insuficiente para atender a demanda, portanto é necessário que as secretarias de saúde tenham atenção ao problema, junto com seus médicos e especialistas”, alertou o deputado.

O papel que cabe ao Poder Público na prevenção ao suicídio também entrará em pauta, assim como uma análise de estatísticas locais referentes à depressão, uma das suas principais causas.

Recentemente, o suicídio entre jovens ganhou espaço nas rodas de conversas e na mídia, em razão do jogo virtual “Baleia Azul” e da série de TV “13 Reasons Why”, da Netflix. O primeiro tem origem russa e consiste numa sequência de desafios enviados por meio da internet. Esses desafios levaram adolescentes no mundo inteiro à automutilação e, em alguns casos, a tirar a própria vida.

ALRN

Publicidade:
Ultrassu - II