Arquivo de julho 27th, 2010


COMITIVA DE IDOSOS DE GRUPOS DE ASSÚ ESTEVE PRESENTE A EVENTO REGIONAL EM CAICÓ

Em companhia da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maíra Leiliane Oliveira Almeida, uma delegação de idosos dos grupos de convivência assistidos pela Prefeitura Municipal do Assú – Amigos da Terceira Idade; Esperança e Vida; e, Esperança e Felicidade – participou sábado último, 24 de julho corrente, de um acontecimento de caráter socioreligioso realizado na cidade de Caicó: o 11º Encontro dos Idosos do Seridó com Nossa Senhora de Sant’Ana.

A secretária declarou que a programação, que fez parte do roteiro da festa da padroeira de Caicó, Nossa Senhora de Sant’Ana, consistiu de uma caminhada até a catedral da cidade, onde houve a celebração de uma Missa em Ação de Graças. Em seguida, a delegação se integrou a outras representações comunitárias num grande almoço de confraternização que foi realizado no Caicó Iate Clube com acompanhamento musical. A manifestação reuniu aproximadamente quatro mil pessoas.

Integração

Maíra Leiliane frisou que o encontro desenvolve-se anualmente e reúne pessoas da terceira idade de diversos municípios do Rio Grande do Norte. “Na realidade, pode ser declarado que o encontro se transforma numa grande confraternização de idosos de todo o Estado”, sintetizou a secretária. Ela contou que os grupos desfilam alegremente pelas ruas de Caicó, com atrações culturais como o bumba meu boi e trajados com camisetas alusivas ao seu município ou com alguma roupa que retrate o folclore.

Ações pró-idosos em Assú têm atenção prioritária no campo social

O evento, que tem caráter sociocultural e religioso, favorece a socialização da melhor idade, possibilitando um dia agradável com uma vasta pauta de atividades socioculturais. A secretária municipal de Desenvolvimento Social registrou que as ações que têm por finalidade melhorar a qualidade de vida dos idosos se constituem numa das prioridades estabelecidas pelo prefeito Ivan Lopes Júnior. Ela disse que é desenvolvido nos centros de convivência todo um cronograma de trabalho voltado para este fim e procurando manter o idoso socialmente incluído em todos os sentidos.

Fonte: Secretaria de Comunicaçã/Lúcio Flavio

DOCENTES QUE ATUARÃO COMO MONITORES DE PROGRAMA INSTITUCIONAL SÃO CHAMADOA PARA REUNIÃO

Todo o corpo de professores que irá atuar em Assú por intermédio do programa Brasil Alfabetizado, edição 2010, está sendo convocado para participar de um encontro de trabalho correspondente ao início das atividades. De acordo com informação proveniente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a reunião acontecerá na própria sede da entidade, amanhã, quarta-feira, 28 de julho, a partir de 8h. O chamamento é extensivo aos professores que atuarão tanto na área urbana quanto no setor rural.

Conforme a secretaria municipal de Educação e Cultura, Sandra Regina Meirelles Holanda Alves, a integração do município ao programa significa mais um estágio dentro do processo de qualificação do setor. “A orientação que temos do prefeito Ivan Lopes Júnior é no sentido de engajar o município em todas as ações que possam representar avanço para o segmento educacional”, observou a secretária. O programa é realizado desde 2003 pelo Ministério da Educação em todo o território nacional.

Oportunidade

A diretora da Secretaria, Eliane Soares da Silva, frisou que o programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e também pessoas da terceira idade. “O programa se configura na prática numa porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade”, registrou. Dele participam aproximadamente duas mil cidades que apresentam índices de analfabetismo igual ou superior a 25% – dos quais 90% localizados geograficamente na região Nordeste do país. Esses municípios recebem apoio técnico visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Professores participantes são contemplados por bolsa oferecida pela União

Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, Estados, Municípios e o Distrito Federal. O quadro de alfabetizadores deve ser composto, preferencialmente,  por professores da rede pública. Esses profissionais recebem uma bolsa do Ministério da Educação para desenvolver esse trabalho, no contraturno de suas atividades. Mas qualquer cidadão, com nível médio completo, pode se tornar um alfabetizador do programa. Ele deve cadastrar-se junto à Prefeitura ou secretaria estadual de  educação onde receberá formação adequada.

Fonte: Secretaria de Comunicação/Lúcio Flavio

PESQUISA START/CORREIO DA TARDE

PESQUISA START/CORREIO DA TARDE